Procurar por Eletricista? Leia antes de contratar um

Eletricistas instalam e mantêm todos os sistemas elétricos e de energia para nossas residências, empresas e fábricas. Eles instalam e mantêm os equipamentos de fiação e controle pelos quais a eletricidade flui. Fazem também instalação e mantêm equipamentos e máquinas elétricas em fábricas e uma ampla gama de outros negócios.

Eletricistas geralmente se concentram em construção ou manutenção, embora muitos façam as duas coisas. Eletricistas especializados em construção instalam principalmente sistemas de fiação em fábricas, empresas e novos lares. Eletricistas especializados em reparo de manutenção e atualização de sistemas elétricos existentes e reparo de equipamentos elétricos. Todos os eletricistas devem seguir os códigos de construção estaduais e locais e o Código Elétrico Nacional quando realizarem seu trabalho que estão disponível no site da ABNT.

Os eletricistas geralmente iniciam seu trabalho lendo plantas – diagramas técnicos que mostram a localização de circuitos, tomadas, centros de carga, pais de painéis e outros equipamentos. Depois de determinar para onde vão todos os fios e componentes, os eletricistas instalam e conectam os fios aos disjuntores, transformadores, tomadas ou outros componentes e sistemas.

Ao instalar a fiação, os eletricistas usam ferramentas manuais, como dobradores de conduítes, chaves de fenda, alicates, facas, serrotes e decapadores de fios, bem como ferramentas elétricas, como brocas e serras. Mais tarde, eles usam amperímetros, ohmímetros, voltímetros, testadores de harmônicos e outros equipamentos para testar conexões e garantir a compatibilidade e a segurança dos componentes.

Os eletricistas de manutenção consertam ou substituem equipamentos elétricos e eletrônicos quando eles quebram. Eles fazem os reparos necessários o mais rápido possível para minimizar os inconvenientes. Eles podem substituir itens como disjuntores, fusíveis, chaves, componentes elétricos e eletrônicos ou fios.

Trabalho de inspeção elétrica

Os eletricistas também inspecionam periodicamente todos os equipamentos para garantir que estão operando adequadamente e para corrigir os problemas antes que ocorram falhas.

O trabalho de manutenção varia muito, dependendo de onde um eletricista trabalha. Eletricistas que se concentram em trabalhos residenciais executam uma grande variedade de trabalhos elétricos para proprietários de residências. Eles podem religar uma casa e substituir uma caixa de fusíveis antiga por uma nova caixa de disjuntores para acomodar aparelhos adicionais, ou podem instalar uma nova iluminação e outros itens domésticos elétricos, como ventiladores de teto. Esses eletricistas também podem fazer algum trabalho de construção e instalação.

Eletricistas em grandes fábricas geralmente fazem trabalhos de manutenção mais complexos. Esses tipos de eletricistas podem reparar motores, transformadores, geradores e controladores eletrônicos em máquinas-ferramentas e robôs industriais. Eles também aconselham a administração sobre se a operação contínua de certos equipamentos pode ser perigosa. Ao trabalhar com dispositivos eletrônicos complexos, eles podem consultar engenheiros, técnicos de engenharia, instaladores e reparadores de linha ou mecânicos de máquinas industriais e trabalhadores de manutenção.

Resumo de atividades executadas

  • Módulo defeituoso
  • Disjuntor desarmando.
  • Troca de fusíveis por disjuntores
  • Fugas de corrente
  • Curto circuito ou Semi-curto
  • Oscilações na luz
  • Aumento de carga de acordo com a demanda.
  • Troca e reparos de fiação para suprir as necessidade de demanda elétrica.
  • Substituição do painel (quadro de disjuntor).
  • Trocas de resistência.
  • Reparos de chuveiros elétricos.
  • Instalação de chuveiros.
  • Instalação Fita Led RGB e Reparos
  • Troca e manutenção torneira elétrica.
  • Instalação Ventilador Teto e Parede
  • Instalação e Reparos de Luminárias; pendente, sobrepor, embutir.
  • Instalação e Atualização para novo Padrão para 127V/220V

 

Veja abaixo um pequeno vídeo do que eletricista NÃO deve fazer

 

 

Após ler tudo e saber um pouco mais, você agora pode contratar um eletricista, assim ele não te passará orçamentos exorbitantes e não fara gambiarras no local. Para você que está em São Paulo, indicamos alguns que estão listado na categorias deste site.

Lembre-se sempre de fazer mais de um orçamento, faça no mínimo três, assim você saberá se realmente o orçamento está sendo justo.